segunda-feira, 22 de maio de 2017

Maiorca, um pequeno paraíso em Espanha

Os dias que passei em Maiorca foram, sem dúvida, dos mais relaxantes que alguma vez tive em férias.
Foi a primeira vez que viajei com tudo incluído. Uma pulseira e uma semana para explorar as maravilhas de Maiorca com o meu amor.

Optámos por comprar a viagem numa agência de viagens, pois as agências têm, normalmente, pacotes promocionais que incluem voo, transferes, hotel e todas as refeições. Fica mais barato que reservar por conta própria e, sinceramente, é muito mais fácil e cómodo.

Maiorca é a maior e mais povoada ilha do Arquipélago das Baleares, em Espanha. Fica a menos de 2 horas de avião de Lisboa. O seu clima mediterrânico, com temperaturas superiores a 30º C no verão, atrai muitos turistas de toda a Europa.  Por se tratar de uma ilha, o nível de humidade é bastante elevado.


O hotel onde ficámos alojados foi o Seramar Hotel Luna Park, em El Arenal, a cerca de 15 minutos de Palma de Maiorca. Este hotel fica a 10 minutos a pé da praia. Fora do horário das refeições, está aberto um bar na zona da piscina que serve hambúrgueres, cachorros quentes, batata frita e bebidas. Nada saudável, eu sei, mas são bastante bons :) No que diz respeito a refeições principais, no geral a qualidade é boa e há opções para todos os gostos. O que mais gostei foi o facto de nos prepararem um saco de piquenique quando saíamos para excursões e não estávamos no hotel à hora de almoço.

O que fazer em Maiorca?
A questão é: o que não fazer na ilha de Maiorca? Sinceramente, uma semana não foi suficiente para eu fazer tudo o que queria.
Primeiro que tudo, P-R-A-I-A. Maiorca possui mais de 2 centenas de praia numa extensão de mais de 50 km. A sua beleza é única. Muitas são em forma de baía, a água é quentinha e azul turquesa, e a areia branca, fina e macia.

No topo da minha lista estava um desejo muito simples: fazer snorkeling. Nunca o tinha feito e adorei a experiência. Maiorca tem uma vida marinha riquíssima e as praias são incríveis. Por esta razão, recomendo um passeio de barco pela costa de El Arenal. Estes passeios podem comprar-se diretamente no hotel, nos quiosques nas praias ou nas 1001 lojinhas de excursões que há pela ilha. Há passeios de barco para todos os gostos: simples, com refeição a bordo, passeios por várias praias, há alguns até Ibiza, etc. Para terem uma ideia, espreitem aqui: https://excursionenbarco.com/en/puerto/balearic-islands/majorca/


- Praia de Es Trenc: uma das praias mais visitadas em Maiorca. A excursão pode ser comprada, mais uma vez, diretamente no hotel ou nas lojas de excursões. São 6 km de praia de água quentinha e transparente, areia fofinha e branca. Fazer snorkelling aqui é uma loucura. Desde polvos a chocos, búzios, peixes de várias espécies, vimos de tudo um pouco.


- Catedral de Palma de Maiorca: Símbolo da cidade, de visita obrigatória. Esta catedral tem uma beleza incrível. De estilo gótico, conta também com a presença de dois outros artistas que restauraram algumas partes da catedral: Antonio Gaudi e Miguel Barceló.


- Aqualand El Arenal (Parque aquático): A 10 minutos a pé do hotel. Tem imensas atrações e as filas são bastante curtas. Conseguimos experimentar tudo o que queríamos e repetimos algumas atrações. É muito diferente da Aqualand protuguesa, este tem o dobro das atrações. Vale mesmo a pena, dá para passar um dia muito divertido :)
Dica » Podem comprar a entrada no próprio parque ou no hotel, mas eu sugiro que procurem bem nas várias lojas de excursões pela cidade, pois estas oferecem diferentes preços e têm promoções. O mais caro que encontrámos foi 28€ e o mais barato 21€.


- Calas de Maiorca: É nas calas de Maiorca que se encontram algumas das mais belas praias da ilha. As calas  são praticamente impossíveis de aceder de autocarro e, por isso, não existem excursões para lá. Por essa razão, estas praias têm muito menos gente e podemos até considerá-las mais "selvagens". 
A única forma de aceder às calas é de carro. Nas lojas de excursões, há imensos preços de aluguer de carros,  e bastante acessíveis. São carros económicos e o combustível também é mais barato que em Portugal.
Dica » tentem deixar marcado o aluguer uns dois dias antes, pois os carros mais baratos são os primeiros a ser reservados. Se tiverem GPS, recomendo levarem, pois as calas são bastante difíceis de aceder, mesmo com mapa.

Há muitas calas para visitar. Visitámos as seguintes:
* Cala Llombards
* Cala Ferrera
* Cala Santanyí
* Cala d'Or
* Cala Esmeralda


Um lugar que guardarei para sempre na minha memória é a Yogurtería Danone, mesmo em frente à praia de El Arenal. Que saudades daqueles maravilhosos gelados de iogurte!




Alguns ícones de Maiorca:
- Ensaimadas » bolo típico da região confeccionado com farinha, ovos, água, pré-fermento (um processo de fermentação), açúcar e banha de porco (não, obrigada, passei)
- Pérolas de Maiorca  » em todo o lado, veem-se joias à venda confeccionadas com as famosas pérolas de Maiorca. São pérolas sintéticas, mas muito perfeitas e não agridem a natureza :)
"Flor d'Ametler", o perfume de Maiorca. Esgotado em todas as perfumarias onde o procurei.
Vendedores de melancia e coco (de ótima qualidade!) e refrigerantes na praia (e oferecem sempre fruta para provarmos :] )

Na minha lista de desejos ainda ficaram os seguintes lugares para uma próxima visita:
- Castelo de Bellver (Com um formato fora do comum - redondo)
- Palácio de La Almudaina (Alcázar Real da cidade de Palma de Maiorca)
- Ilha Cabrera (ilha inabitada onde fica o Parque Nacional do Arquipélago de Cabrera)
- Parque de diversões Katmandu
- Serra de Tramuntana (Património da Humanidade da UNESCO)
- Parque Natural de Mondragó (que tem uma praia I-N-C-R-Í-V-E-L)
- Cala Formentor

Se estiverem a pensar em ir a Maiorca, nem pensem mais. É um lugar lindo para passar umas férias maravilhosas.
Resta-me desejar-vos uma boa viagem e boas férias! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário